sábado, 13 de outubro de 2018

Torre de Papel

Sábado, 26 de dezembro de 2015



Entrar no meio de uma discussão entre a direita e esquerda pode parecer desgastante, chato e enfadonho. Mas isso é um passeio no parque de diversões para quem já teve por uma, duas, três vezes uma arma de fogo apontada diretamente na cabeça ou no peito. 

Discutir filosofias e ideologias com burgueses é motivo de agitação interna, uma euforia gostosa que deixa um gosto de quero mais. Como um jogador experiente de Xadrez que precisa de encontrar adversários cada vez melhores e mais desafiantes. Isso é bom. Desses campos não me furtarei jamais. Embora, assim como um bom enxadrista eu tenha que saber usar todos os artifícios que o tabuleiro possibilita. 

Difícil e arriscado foi é estar no meio, bem no meio de um briga de facas no Paraguai com um jovem perturbado e um outro debochado. Ambos armados de faca, querendo se matar. Entrar no meio de uma briga dessas... isso sim é complicado. E até isso eu já fiz. Não para parecer um herói, mas porque era preciso. Agir com frieza, olhar nos olhos da besta-fera enlouquecida e muito calmamente, segurar o "mais louco" pelo pulso e conter a ira e a revolta de quem se crer humilhado e desterrado. 

Discutir os rumos da vida por meio de letras frias é muito fácil...
Porém é necessário, muito necessário. Acontece que muitos por aqui se furtam. Vivem e esperam da democracia apenas os benefícios ...mas se furtam de cultivá-la e sustenta-la com artifícios. Se desgastam...parecem temer algo ou alguém que nunca encontram na vida. Morrem sem saber à quem temiam nessa vida tão passageira. 

Há tempos denunciei aqui aquela certa moral presente nos lares de classe média - média alta, onde por sorte ou destino fui criado. Sabe aqueles panos quentes ... não fala nada para não criar mais prolemas. finge que tá tudo bem. Não diz nada para não se dispor com o fulano, a cicrana rsrsr. Acho é graça. 

Aquela moral chegou por aqui no Facebook ...porque muitos vieram para cá. Leia-se facebook (redes sociais). Não se trata de alimentar um seara sem lei onde as ofensas e calúnias são ordinárias.. mas sim de estar aberto ao contraditório. Parece-me que isso ficou para trás ... muitos potenciais oradores se calaram. 
Calaram-se como nos tempos da sala de janta, como nos tempos das festas nas casas dos tios - e amigos. Não diga nada para não de dispor com ninguém. -Fique calado!

Enquanto isso o Brasil foi sendo soterrado, envenenado, vilipendiado. Sociedade para quê? Sociedade só a minha, aquelas que estão do lado de dentro dos muros e condomínios. Aquele de fora... bom nem ligo a TV para não ver. Esses muros do Apartheid não vão resolver os problemas. Eles apenas camuflam para as crianças que ali crescem a realidade do mundo que os cercam. A realidade que seus pais aprenderam a ignorar. 

E assim, deste modo...os problemas se perpetuam. A soluções atacam os efeitos conforme as possibilidades de cada um. Porém elas são insípidas em relação às causas. Vejo muitas torres de babel por todo o Brasil. 

Nenhum comentário: